sabato 18 settembre 2010

E por falar em saudade ....


Canção do Exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."  
Gonçalves Dias


 Mesmo estando num lugar lindo, lindo mesmo  com o homem que amo a SAUDADE bate com uma FORçA incrivel ... uma vontade de estar realmente na MINHA TERRA ... com todos os meus amores! E ai curiosando  ca e là achei esse poema que gosto muito ... e agora vivo o poema Gonçalves Dias como se fosse meu! Nada como viver uma situaçao para poder compreender os outros. 


lunedì 30 agosto 2010

Feijao com Arroz !!!

Gente, è incrivel como as coisas simples fazem falta. Hoje acordei com uma vontade de feijao com arroz e fui a caça, do feijao, tinha uma vontade irresistivel de coisas simples do dia a dia, sem complicaçao; e de uma mesa cheia de filhos, netos fazendo bagunça e  lambuzando a boca de feijao ...  De repente me dou conta quantas mil vezes fizemos isso sem dar o devido valor, sem dar a DeVida  importancia. Os anos passam rapidamente, e quando vemos, estamos longe da simplicidade de cada dia ... buscando sem saber o que na frenetica vida de cada dia;  e dai vem a fome, fome de carinho, de afeto sincero sem interesse, fome de pessoas que te querem bem, mesmo conhecendo voce.E esta fome se transforma em forme de verdade ou vontade de COMER coisas que gostamos e que de alguma forma vao encher o  vazio, que  logicamente nao pode ser enchido, por nenhum prato, por mais especial que seja. Mas esse pequeno ritual da comida, gostosa, feita em casa, nos conforta corpo alma  que reagem de modo positivo e une todos os sentidos dando a impressao que tudo esta ok. Com a barriga cheia, parece que o coraçao bate tranquilo e a mente fica em silencio, por um pouco ...   Pra depois com prepotencia por questoes, como sempre sobre tudo ...
Mas fico feliz em saber que estou aprendendo a reconhecer o  valor das coisas simples e AGORA MAIS QUE NUNCA. Uma simples flor encontrada no caminho ou um simples prato de arroz com feijao. E que daqui a pouco estarei com meus amores vendo o sorriso e o chororo das crianças, brincando ... e brigando. Agradeço cada momento  da vida como um presente Divino, sigo minha estrada, tentando seguir o conselho dos sabios: Viver o presente e estar no presente (que è simples, mas nao è facil), por isso curto o prato de feijao com arroz (que era otimo rsrsrs) saboreado com Massimo, e procuro viver o aqui e agora. Curto as estradinhas do morro Falconara de onde se pode ver e admirar San Terenzo do alto e agradeço estar num lugar realmente lindo com  meu amor.  Desejando que cada um de voces possa olhar  e reconhecer as coisas simples que tem a sua volta; valorizando tudo. Penso que assim podemos ser um pouquinhos mais felizes, aceitando a vida como um presente de Deus, SIMPLES como um sorriso de criança, uma flor ou um prato de FEIJAO COM ARROZ! 
PS: AMO VOCES

giovedì 26 agosto 2010

De pernas pro ar ,,,


Hoje passei o dia com Massimo, fomos a Porto Fino e Santa Margherita Ligure, onde fizemos um belo passeio, descontraido a cidade è muito linda ... deixo aqui algumas fotos  para compartilhar com voces momentos de relax ... 
Este cartaz em uma galeria diz; Entrada Livre - E' bem aceita a entrada, mesmo por pura CURIOSIDADE!
Isso porque aqui è muito comum so entrar nas lojas quando quer  realmente COMPRAR ...rsrsrs ...



Navegar  .... caminhar ....
Massaneta de uma porta na Villa Durazzo

sabato 21 agosto 2010

GONZAGUINHA-"viver e não ter a vergonha de ser feliz"

Uma das minhas musicas preferidas, porque nos inspira a QUERER a Vida, como è ... cheia de altos e baixos, alegrias e tristezas, mas ao mesmo tempo è um hino a esperança de dias melhores. A vida è bonita ... è bonita e bonita!!!

Como é grande meu amor por você

Agoro sao 3:15 da manha, perdi o sono pensando nos meus amores ... todos, meus filhos meus netos, meu amor Massimo, e outras pessoas queridas ponho aqui esta musica de Roberto Carlos, cantada por Oswaldo Montenegro. Por pra dizer pra voces ... "Como è grande o meu amor por voce ..."

mercoledì 18 agosto 2010

Coraçao/Amor

Ontem o ceu de San Terenzo parecia o ceu de Brasilia, (lindo ... lindo)  as nuvens pesadas de chuva dos dias passados deram lugar as nuvens mais leves e o ceu me presenteou com uma cor que eu adoro ver, aqui è dificil ver o ceu assim azul... essas nuvens me deram um coraçao para dividir com voces esse momento magico,  para dizer que nao estamos sos, e que a natureza nos une ... quando quereremos  ...
  "Porque o que se leva desta vita coraçao ... e o Amor que a gente tem pra dar ..."
Assim vemos/sentimos perto as pessoas queridas que no momento nao estao conosco ou que ja se foram; em forma de um coraçao  numa nuvem,  uma estrela, a Lua ou em  um beija-flor na janela do ap. de Brasilia, um arco-iris em qualquer lugar do mundo ... um por do sol ... gotas de chuva .... brisa ou vento forte, que tras o perfume do amor por tantas estradas nao importa se no hemisferio  norte se ao sul queremos manifestar.


"A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta." (Denis Waitley)

domenica 15 agosto 2010

Obrigada a Gardenia que me escreveu um e-mail contando musicas e comida preferida do Osvaldo: "O prato preferido do Osvaldo era bacalhau. Quanto às músicas, eram várias, ele gostava muito das músicas de Tim Maia, Elis Regina, Roberto Carlos e outros." Lembrei  depois que li o e-mail da Gardenia que ele tambem gostava de Jorge Bem, e na juventude muito de Simonal. Como  a memoria è assim e uma coisa tira outra ... me  lembrei quando viviamos na Asa Norte, que ele gostava de assobiar sempre, era como uma sua marca registrada, que se perdeu no tempo das preocupaçoes da vida ...
Obrigada Zena que tambem me escreveu um e-mail, falando da vida em familia e do seu   crescimento pessoal, e  concordando com minha reflexao ...
Obrigada Patricia, Daniel, Paula e Flavia e netos que estao sempre presentes em cada segundo da minha vida na mesma proporçao de cada respiro ...
Obrigada Ana sempre carinhosa e objetiva.
Ceu de San Terenzo, depois de uma noite de tempestade, devagar, devagar as nuvens dao espaço ao SOL!
PS:  AMO VOCES!!!
Coragem, pra dizer Adeus!  Pra dizer a meu irmao Osvaldo que nao sei qual era sua musica preferida, ou mesmo que so gostava de escutar. Coragem pra dizer que nao sei qual era o seu prato preferido. Que nao sei o que lhe dava prazer ou dor ... que nao sei nada dos seus projetos ... fica o silencio que emprenha nos nossos coraçoes, e nos distancia uns dos outros e que em mim doe!. Coragem pra dizer que nao sei em que ponto das nossas vidas nos perdemos, e tomamos rumos diferentes. Coragem pra dizer que nos nossos ultimos encontros, nao encontramos assuntos pra jogar conserva fora, sem preocupaçao ... so pelo prazer de estarmos juntos.  Fico porem com as boas lembranças da nossa juventude, onde cuidadoso nos levava pra dançar nos bailes do Clube Vizinhança, e quando acabava a festa nos levava pra casa, passando pela rodoviaria de Brasilia e comiamos pastel quentinho ... fico com a lembrança de suas interminaves paqueras ... com as garotas bonitas. Coragem pra dizer que sinto muito voce ter partido assim longe dos seus filhos, loge do seu pai, longe dos seus irmaos, envolvido neste misterio que machuca. Coragem pra dizer que mesmo sabendo que o tempo nao pode voltar. nos nao somos como a carcaça desses carros no ceu de Brasilia. Coragem pra dizer que SE QUISERMOS ainda temos pra dizer "eu gosto de voce e se precisar conte comigo".  Osvaldo o amor, o afeto que nos ligou da nossa infancia atè o fim é um fio que nos manterà ligados pra sempre. Onde quer que voce esteja, tenha  Paz e Luz.
Meu afeto sempre sua irma Aurea

giovedì 12 agosto 2010

Donna Coragem

Decima primeira filha de treze; tive que ter coragem deste pequena. Coragem para proteger-me  (instinto de preservaçao), no meio de tantas personalidades, unas admiradas, outras nao; e mesmo preservando algumas caracteristicas familiares herdadas um pouquinho de cada membro dessa grande familia, que  depois de 56 anos ainda nao conheco bem. Compartilhar o pao o arroz o feijao e ter uma individualidade, em meio a esta floresta de gente, bonita, selvagem ... rica de experiencias de todo tipo  onde os sete pecados capitais (LUXIRIA,  GULA, GANANCIA, PREGUIçA, IRA, INVEJA e ORGULHO) se manifesta com força sempre; (como uma pequena "amostra" da humanidade) .
Gostaria que meu povo (familia), mostrasse as qualidades que cada um tem, e que a FORçA da UNIAO familiar, viesse como uma onda gigante arrastando todas as pessoas, e transformasse tensao em tesao de estar junto, em alegria de fazer parte de algo bom, de respeito e confiança reciproca, sem hipocrisia.  Que cada um possa ser visto/amado ou nao pelo  que E' e nao pelas coisas que possue.
inspirada no blog de minha sobrinha Ana,  aqui estou, tentando comunicar. Conhecer pessoas e ter coragem de deixar que as pessoas me conheçam, se quiserem. Por isso o nome Donna em italiano significa mulher e um pouco copiando a idea de dona baratinha,   pensei no nome mulher coragem. Porque aprendi que mesmo tendo medo precisamos AGIR. E para ser feliz è preciso CORAGEM ... o que nao significa felicidade perene. Mas encontrar o equilibrio pra viver melhor e como diz a cançao de Caetano Veloso: "Gente e pra brilhar, gente è pra ser feliz ..."
AMO voces!
PS: para mim amar nao significa ser conivente com tudo e com todos.